quinta-feira, 19 de abril de 2012

Associação Pompeba apoia castração gratuita de cães e gatos



A Associação do Transporte Alternativo do Pompeba cedeu suas instalações para a realização de uma ação social de castração de animais, promovida no dia 25 de março. O evento foi promovido pelo grupo Veterinários em Ação, da ONG Progresso, que atua na área de ação social e defesa do meio ambiente. De acordo com a coordenadora do evento, Adriana Lima Andrade, 75 cães e gatos passaram pela cirurgia de castração. A ação contou com o trabalho de 6 veterinários e 4 estagiários, além de diversos voluntários, que ajudaram na organização. “Essa ação tem todo nosso apoio, pois visa beneficiar a população, principalmente aqueles que não têm condições de pagar os custos de uma clínica veterinária”, afirmou Vicente Galdino, que além de presidente da Cooperlotação, também é presidente da Associação do Pompeba.
De acordo com o veterinário Gustavo Palmieri, o Veterinários em Ação promove esse tipo de ação há 7 anos e já castrou, nesse período, 5 mil bichinhos. “O objetivo é diminuir a população canina de rua. Além disso, a castração diminui, na fêmea, a incidência de tumores de mama e infecções no útero. E no macho, diminui a ocorrência de tumores de próstata”, explicou.
A balconista Roselaine Ramos levou sua cadela Bela para ser castrada. “Hoje em dia ninguém quer ficar com os filhotes. Então, acho essa ação muito importante, para evitar que novos cachorrinhos fiquem jogados pelas ruas”, disse.
Rafael Cortês do Monte Carvalho levou sua cachorrinha Vitória para a castração. Sua mãe, Catarina Nádia Rodrigues Faria, elogiou a ação: “Essa é uma iniciativa muito boa, pois além de evitar a superpopulação dos animais nas ruas, ainda previne doenças”.
A comerciante Sandra Carvalho de Jesus Santana levou sua cadela Lili e elogiou a iniciativa: “É uma ação muito legal, ótima oportunidade para quem não pode pagar para castrar”.
Além da Associação do Pompeba, o evento também teve o apoio da OAB-SV, da Sabesp, do Supermercado Fransue e do Departamento de Zoonoses da Prefeitura de São Vicente.

Setrans intensifica fiscalizações de trânsito



Este ano, as ações de fiscalizações e blitz de trânsito serão intensificadas pela Setrans em conjunto com a Polícia Militar, a fim de coibir irregularidades. Só no mês de fevereiro, 186 veículos foram parados nas blitz, sendo que 156 eram vans do Sistema de Transporte Alternativo.
Uma das ações foi realizada na Avenida Penedo, no bairro Catiapoã, no dia 2 de fevereiro. A operação foi realizada por equipe formada por 10 agentes de trânsito e diretores da SETRANS, além de 6 policiais militares - com o apoio de quatro viaturas da Secretaria de Transportes e outras três da PM. A equipe verificou as condições dos veículos, o uso de uniforme de identificação dos motoristas e cobradores e o porte de carteira de habilitação. Também foram realizados 21 testes de bafômetro, mas todos deram resultado negativo. Nessa blitz, foram vistoriados 79 veículos, entre eles 62 vans, 11 táxis e 6 ônibus. Os agentes de trânsito aplicaram 11 multas administrativas por falta do uso do uniforme, por porte de carteira de licença vencida e quando foi constatado que validador de cartão transporte estava desligado.
Outra ação recente ocorreu na Avenida Angelina Pretty, na pista que dá acesso à área continental da cidade, em 15 de fevereiro. A ação concentrou esforços em vistoriar vans, táxis, escolares e caminhões. Ao todo, 94 lotações foram fiscalizadas, além de 11 táxis e dois veículos que prestam serviço de transporte de escolares. Foram realizadas 5 autuações em vans por excesso de passageiros e por carteira de autorização para prestação de serviço já vencidas. De acordo com o secretário de Transportes, Eduardo Tenório, "essas fiscalizações serão cada vez mais intensificadas a fim de oferecer serviço de qualidade e com segurança para a população".

'A Tribuna' afirma: transporte alternativo é destaque no crescimento do comércio vicentino



O transporte alternativo ganhou destaque positivo na mídia nas últimas semanas, nos principais veículos de comunicação. No dia 5 de março, o jornal A Tribuna publicou reportagem sobre o crescimento do comércio vicentino, onde afirmou: “O transporte alternativo, realizado por meio de vans e microônibus, é tido como destaque para atrair mais consumidores à região central. A explicação é simples: antes, os moradores de bairros periféricos tinham apenas a opção de ônibus intermunicipais, cujo itinerário era o Centro de Santos. Cenário esse que, agora, se inverte. Devido à grande oferta de transporte local, com tarifa mais barata, o morador da Cidade toma a condução no bairro e desce no Centro”.
As lotações também foram destaque em matérias publicadas pela TV Tribuna (em 2 de março, no Jornal da Tribuna 2a. Edição) e na Rede Record (em janeiro). As duas emissoras destacaram as vantagens do cartão transporte.

90 empresas já utilizam o cartão transporte



Das 98 empresas cadastradas junto à Cooperlotação para a compra de vale transportes aos funcionários, 90 já estão utilizando o cartão transporte. Todos os procedimentos para fazer a transição para o cartão transporte são feitos on line, desburocratizando as tarefas e facilitando o dia a dia das empresas. Para fazerem uso do novo sistema, elas fazem o cadastro de seus funcionários no site da Cooperlotação, solicitam os cartões e determinam a quantidade de créditos (equivalente às passagens necessárias) que terão. “É tudo pela internet, para agilizar o processo”, destaca o presidente da Cooperlotação, Vicente Galdino. A única tarefa presencial é a retirada do cartão transporte, que pode ser feita pelo próprio funcionário ou por algum representante da empresa. Com isso, a circulação do cartão transporte nas vans tem crescido cada vez mais.
A venda do cartão para o usuário comum também vem aumentando. Desde o início do ano até março, as vendas de créditos para os cartões cresceram 70%. “A tendência é que o cartão seja cada vez mais aderido pela população. Em breve, os passes deixarão de circular”, frisou Galdino.
Lançada em 2011, a bilhetagem eletrônica no transporte alternativo de São Vicente oferece como vantagens mais rapidez, praticidade e segurança aos usuários do transporte. Para adquirir seu cartão, o passageiro deve se dirigir ao escritório da Cooperlotação (Rua Martim Afonso, 125, 2o. Andar, sala 21), apresentando seus documentos pessoais originais (RG ou CPF), além do comprovante de residência. Os créditos podem ser colocados à partir de R$ 15,00 e não tem limite máximo.