terça-feira, 9 de agosto de 2011

Humaitá recebe hoje campanha contra Hepatite C



A partir das 9 horas começam os testes gratuitos para detecção da doença na Associação de Lotações dos Humaitá

A Campanha para Prevenção e Detecção de Hepatite C realizada pela Cooperlotação em parceria com o grupo Esperança (Grupo de Apoio aos portadores do vírus da Hepatite C da Baixada Santista), voltada para os profissionais do Transporte Alternativo de São Vicente prossegue hoje (9) na Área Continental.
A ação, que se realizará entre 9 e 16 horas na sede da Associação de Lotações do Humaitá (AMALOT), prevê a realização de mais de 300 testes. Permissionários do Transporte Alternativo, Motoristas e Cobradores deverão fazer os testes. A população local também poderá participar da ação.
"O interessante é a simplicidade da realização do teste, já que não precisa de jejum. O interessado pode ir até o local e fazer o exame na hora, com um pequena picada na ponta do dedo. Cinco minutos depois sai o resultado e então a pessoa recebe as orientações necessárias", afirma o presidente da Cooperlotação, Vicente Galdino.
Apesar de simples, essa é uma operação de grande importância, devido a gravidade do problema. Aqueles que forem detectados com a doença, terão a conveniencia de receber o tratamento de graça, por meio do grupo Esperança.
Histórico - A campanha iniciou ontem (8), na Associação do Pompeba, e realizou 135 testes - com 3% de positivados. Tanto a comunidade local quanto os profissionais do transporte elogiaram a iniciativa. "Nosso dia é tão corrido que nos sobra pouco tempo para pensar em agir em benefício da saúde. Se não estamos sentindo nada, comncluímos que está tudo bem. Mas não é por aí, hoje aprendi que a hepatite C é silenciosa, por isso aplaudo o trabalho da diretoria da Cooperlotação em trazer esse benefício até a gente", elogia o cobrador Felipe de Jesus Sampaio.

Moradora do Pompeba, a doméstica Ivaneide dos Santos Cruz nunca tinha feito o teste de hepatite C antes. "Tudo isso é muito interessante. Seria bom se a associação e outras entidades fizessem sempre ações como essa, em favor da sociedade", diz.
Os interessados em participar devem ir hoje até a AMALOT, que fica na Rua Irmã Dulce, 480. Amanhã, dia 10, será a vez do Jockey Clube receber a ação e na quinta (11) o Tancredo. Na próxima semana a Associação da Vila Margarida, no México 70, e do Parque das Bandeiras serão as beneficiadas com o evento.