segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cooperlotação doa mais mil mudas de plantas e apresenta seu trabalho de responsabilidade socio-ambiental

Durante o Transporte e Cidadania, evento de ação social realizado no último sábado (28) pelo Sest Senat, a Cooperlotação distribuiu - gratuitamente - mais mil mudas de plantas para os presentes. Esta foi a segunda ação da diretoria da cooperativa em prol do meio ambiente e sustentabilidade realizada em menos de dez dias. No sábado anterior (21), na Praça dos Correios, a entidade doou outras mil mudas de espécies variadas.
 
Segundo Anderson da Silva, presidente da entidade, a doação das mudas foi a forma encontrada para compensar ambientalmente São Vicente, que serve como corredor para veículos que trafegam entre o Litoral Sul e Santos. "Se não bastasse o intenso tráfego da cidade, ainda temos que dividir espaço em nossas vias com veículos dos municípios vizinhos. Isso faz com que as emissões de gases poluentes provenientes dos automóveis sejam intensas aqui, o que prejudica não apenas a saúde dos vicentinos, como também o nosso ar", explica.
 
Para combater essa realidade, a diretoria da cooperativa optou por colaborar  ambientalmente por meio das doações. "Não apenas queremos, mas precisamos de uma São Vicente mais verde. Este foi apenas um primeiro passo da cooperativa nesse sentido. Muito mais está pro vir", garante Anderson.
 
Ele afirma que planeja incorporar ainda mais o verde no dia a dia dos vicentinos. "Não queremos que eles tenham apenas um jardim mais verde e florido, nosso objetivo é bem maior. Queremos trabalhar ao lado do cidadão vicentino com ações que revitalizem a cidade, melhorando não apenas o aspecto paisagístico do município, como também o conforto térmico em São Vicente".
 
Responsabilidade Socio-Ambiental - Já tem alguns anos que a cooperativa iniciou, timidamente, seu trabalho de responsabilidade sócio-ambiental. Ainda na construção de sua sede foi projetada uma caixa d'água de 15 mil litros específica para reaproveitamento das águas pluviais. Essa água é usada, entre outras coisas, para a lavagem das lotações. "Não só economizamos na nossa conta mensal de água, como também colaboramos com o meio ambiente ao agir conscientemente na reutilização de um dos bem mais preciosos que tem os, que é água", finaliza Anderson.