sexta-feira, 29 de julho de 2011

Profissionais do transporte e comunidade poderão fazer testes gratuitos de Hepatite C

A partir da segunda semana de agosto, a Cooperlotação estará realizando o Projeto de Prevenção e Detecção de Hepatite C em profissionais do Transporte Alternativo. A atividade só será desenvolvida por meio de parceria realizada com o Grupo Esperança (Grupo de Apoio aos portadores do vírus da Hepatite C da Baixada Santista).
A ação está marcada para acontecer na sede das sete associações de transporte da cidade e deverá avaliar gratuitamente os mais de três mil permissionários, motoristas e cobradores do sistema. A parceria, que conta com o apoio da empresa MSD (Merck), visa beneficiar também as comunidades locais, oferecendo testes gratuitos.
Além das medições, o Grupo Esperança ainda fará orientação à prevenção dos meios de transmissão da doença. E para aqueles que forem detectados com o problema, a entidade oferece tratamento gratuito. "Fazemos um encaminhamento com agendamento pré-estabelecido para que a pessoa receba acompanhamento no ambulatório especializado", explica Jeová Pessin Fragoso, presidente do grupo Esperança.
“Essa é uma ótima oportunidade para cuidar da saúde. O ideal seria não encontrarmos ninguém com o vírus, mas o fato é que a Hepatite C é, hoje, um dos maiores problema de saúde pública no Brasil e no mundo. E o tratamento é caríssimo, em torno de R$ 100 mil. Se o indivíduo for detectado com a doença durante a nossa ação, ele terá a conveniência de receber todo o tratamento de graça. É uma oportunidade que não pode ser deixada de lado”, afirma o presidente da Cooperlotação, Vicente Galdino.
As ações acontecerão entre os dias 8 e 11 de agosto e de 15 à 17 de agosto. A data certa em que a atividade ocorrerá em cada associação, assim como horário, será divulgada neste blog, em faixas dispostas nos bairros e também nos informativos locais.