quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Diretores da Cooperlotação reivindicam redução do ISS


Na noite de ontem (3), no salão nobre do Paço Municipal, diretores da Cooperlotação se reuniram com o prefeito de São Vicente, Luís Claudio Bili, para falar da possibilidade de redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os profissionais do transporte. Também participaram do encontro, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Fernando Bispo, o diretor de Tributos da prefeitura, Irajá Vieira dos Santos, e demais representantes do Transporte.

O cooperado David Simei abriu a reunião explicando por que a categoria pede a redução da alíquota do imposto. “Nossa atuação é diferente do comércio, que com o tempo valoriza seu espaço físico através das melhorias que podem ser feitas, enquanto a lotação se deprecia com o passar dos anos. Contudo isso, o comércio paga um imposto ainda menor que o nosso. São 2% contra os 5% que tributamos. Queremos igualdade com o comércio”.

Anderson da Silva, presidente da categoria, ainda lembrou que são muitos os fatores que os levaram ao pedido de redução do imposto. “Temos o grande número de passageiros beneficiados com gratuidade, são 800 mil passagens gratuitas por mês. Só neste ano, a Secretaria de Transportes emitiu 15 mil novas carteirinhas de gratuidade. Assumimos 50% da passagem do estudante e também cobramos 50% do valor da passagem no Domingo Legal. São muitas ações feitas em prol da população, sem recebermos qualquer subsídio do governo”.

Após ouvir a reivindicação da categoria, o prefeito afirmou que essa é uma questão complexa, que precisa ser estudada detalhadamente antes de tomar qualquer decisão. “Não me nego a avaliar essa situação, mas adianto que se houver redução, o valor do ISS dos profissionais do transporte não igualará com o valor pago pelo comércio. Uma redução em mais de 50% é inviável”.

A reivindicação da categoria reforça o projeto de lei complementar apresentado no início de agosto pelo vereador Pedro Gouvêa, que visa conceder isenção total do ISS para os profissionais do transporte coletivo municipal realizado pelas lotações.