segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Veículos do transporte alternativo contarão com GPS

Dentro de poucos dias, as 367 lotações vicentinas passarão a contar com monitoramento por satélite (GPS). O contrato para instalação do sistema foi assinado na manhã de hoje (2 de agosto), na sede da Cooperlotação, pela diretoria da entidade e por Sergio Moroto, representante da Cyberxsat, empresa responsável pelo dispositivo. A previsão que é a partir de 11 de agosto o dispositivo comece a ser instalado.
“Os veículos do transporte alternativo estão em fase de atualização e modernização com o objetivo de melhorar o serviço tanto para usuários quanto para permissionários. Além do GPS, a Cyberxsat também vai instalar outros itens que garantem maior segurança e monitoramento mais completo das lotações, como antenas internas de GSM (sistema global para comunicação móvel) e caixa preta”, explica Vicente Galdino, presidente da Cooperlotação.
Ele continua: “Com esse dispositivo teremos maior controle sobre nossos veículos. Os permissionários poderão, por exemplo, rastrear suas lotações pela Internet, o que proporcionará, ainda, maior segurança aos usuários”.
Segundo Galdino, por meio desses equipamentos será possível acessar os arquivos gerados de cada um dos veículos cadastrados, agilizando as ações de fiscalização e permitindo um atendimento mais eficaz das reclamações registradas.
“Com essa medida poderemos corrigir falhas no transporte coletivo de passageiros. Com a checagem online é possível, por exemplo, ver se cada motorista está cumprindo o quadro de horários e itinerários das lotações. Também poderemos checar a não parada nos pontos previstos, saber se uma lotação ficou mais tempo que o necessário num ponto e até descobrir a velocidade do carro”, explica.
Bilhetagem Eletrônica – Em poucos meses as lotações também passarão a receber o pagamento da passagem por meio de bilhetagem eletrônica. O contrato para a instalação do validador e catracas eletrônicas nos veículos foi assinado em julho e prevê que em até quatro meses os equipamentos estejam instalados nas lotações.“A bilhetagem eletrônica também trará inúmeros benefícios para o usuário. Com ela não há como fazer distinção entre os passageiros pagantes e os não-pagantes, por exemplo, o que vai diminuir consideravelmente o número de reclamações contra motoristas e cobradores”, diz Galdino.


Texto: Flávia Souza /MTB 33.130