terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em assembleia geral, permissionários de lotações aprovam mudanças que beneficiará toda a cidade



Em Assembleia Geral Extraordinária os permissionários de lotações em São Vicente aprovaram o fim das associações de transporte. A aprovação aconteceu na noite de ontem (23), na sede da Cooperlotação.
Para o presidente da cooperativa, Anderson da Silva, a aprovação é uma vitória não apenas para a categoria, mas para toda a população. “É muito importante quando os proprietários de lotações acreditam que vamos melhorar, pois acreditar é o primeiro passo rumo à mudança – que já começou a acontecer”, afirma.
Outra aprovação que promete mudar, positivamente, a conduta dos profissionais de lotação, é a criação de um cadastro único para motoristas e cobradores. “Atualmente, muitos dos problemas do sistema acontecem porque cada associação tem seu próprio cadastro. Então quando um motorista tem uma conduta inadequada, ele é punido na associação a qual é cadastrado não podendo mais trabalhar nela, mas isso não o impede de dirigir em carros de outras linhas e ele continuará errando nas outras linhas. Essa aprovação dá fim a isso”.
Anderson explica que por meio do cadastro único, o motorista ou cobrador que agir de forma inadequada será banido de todo o sistema. “Não admitimos mais esses maus profissionais manchando nosso trabalho e os serviços que oferecemos à população”, desabafa.
O usuário também comemorará o fim do uso de som dentro das lotações, outro item aprovado na assembleia de ontem e o breve início da fiscalização nas ruas feita pela própria cooperativa. “Até hoje a prefeitura era a responsável por essas fiscalizações, com esta aprovação, nós mesmos cuidaremos do que é nosso. Por isso contrataremos fiscais que nos ajudarão a remoldar o sistema de forma a beneficiar todo o município”, revelou o presidente.
Foi aprovada, ainda, a comercialização de bilhete mensal aos usuários. Com a aquisição, eles poderão adquirir mensalmente, por um valor ainda a ser divulgado, créditos para o cartão SUT (Sistema Único de Transportes) e andar durante todo aquele período nas lotações. “Com o bilhete mensal, ele não comercializa passagens e sim benefícios para utilizar a lotação por 30 dias, com desconto em cada acesso”, explica.
Para organizar melhor o sistema, também foi aprovada a realização de logística em todo o transporte. A logística visa distribuir melhor as linhas e itinerários, assim como definir com precisão os pontos de paradas e tempo entre um veículo e outro.
Os permissionários também comemoraram a aprovação de um fundo de ajuda ao cooperado, que deverá ser utilizado em caso de sinistro com o veículo de lotação. “Quando acontecer algo como vandalismo em uma lotação, por exemplo, e ela for incendiada – como aconteceram tantas vezes em nossa cidade, nos uniremos para ajudar o cooperado afetado a adquirir uma nova lotação para poder continuar a trabalhar e ter meios de pagar pelo prejuízo que teve”, finaliza.