quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Diretores da Cooperlotação reivindicam redução do ISS


Na noite de ontem (3), no salão nobre do Paço Municipal, diretores da Cooperlotação se reuniram com o prefeito de São Vicente, Luís Claudio Bili, para falar da possibilidade de redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os profissionais do transporte. Também participaram do encontro, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Fernando Bispo, o diretor de Tributos da prefeitura, Irajá Vieira dos Santos, e demais representantes do Transporte.

O cooperado David Simei abriu a reunião explicando por que a categoria pede a redução da alíquota do imposto. “Nossa atuação é diferente do comércio, que com o tempo valoriza seu espaço físico através das melhorias que podem ser feitas, enquanto a lotação se deprecia com o passar dos anos. Contudo isso, o comércio paga um imposto ainda menor que o nosso. São 2% contra os 5% que tributamos. Queremos igualdade com o comércio”.

Anderson da Silva, presidente da categoria, ainda lembrou que são muitos os fatores que os levaram ao pedido de redução do imposto. “Temos o grande número de passageiros beneficiados com gratuidade, são 800 mil passagens gratuitas por mês. Só neste ano, a Secretaria de Transportes emitiu 15 mil novas carteirinhas de gratuidade. Assumimos 50% da passagem do estudante e também cobramos 50% do valor da passagem no Domingo Legal. São muitas ações feitas em prol da população, sem recebermos qualquer subsídio do governo”.

Após ouvir a reivindicação da categoria, o prefeito afirmou que essa é uma questão complexa, que precisa ser estudada detalhadamente antes de tomar qualquer decisão. “Não me nego a avaliar essa situação, mas adianto que se houver redução, o valor do ISS dos profissionais do transporte não igualará com o valor pago pelo comércio. Uma redução em mais de 50% é inviável”.

A reivindicação da categoria reforça o projeto de lei complementar apresentado no início de agosto pelo vereador Pedro Gouvêa, que visa conceder isenção total do ISS para os profissionais do transporte coletivo municipal realizado pelas lotações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário