Os diretores da Cooperlotação estudam, ao lado dos diretores das
associações de lotação da Área Continental, a possibilidade de implantar o caixa
único no sistema a partir de 2014. Inicialmente, a proposta é que projeto
abranja apenas as entidades sediadas no Humaitá (Amalot) e Parque das Bandeiras
(ATAPB).
“Vamos nos adaptar a nova forma de trabalho com essas duas associações,
para aos poucos ir englobando as entidades da Ilha até que todo o sistema
funcione desta forma”, revela Anderson da Silva, presidente da Cooperlotação.
A implantação do caixa único nas lotações trará muitos benefícios tanto
para autorizatários quanto para usuários. Uma dessas benfeitorias, é que motoristas
e cobradores passarão a ganhar salário fixo e não mais por passageiro, como
ocorre atualmente.
A mudança deverá resultar no fim da disputa por clientes nas ruas e
também da lentidão dos carros pelo mesmo motivo. Os motoristas também parariam
de recusar usuários beneficiados com a gratuidade.
Haverá, ainda, seguro para motoristas,
cobradores e passageiros em casos de acidentes. Para garantir maior proteção,
as lotações também deverão contar com bloqueador de velocidade – equipamento que
impedirá que qualquer veículo do transporte coletivo de passageiros vicentino ultrapassasse
a velocidade permitida.